Na Atividade Lúdica "Karingana" do Programa Tonomundo
Os alunos do 5º ano fizeram, em fevereiro/2009, uma viagem virtual para conhecer alguns países que falam a nossa língua e vejam só o que a equipe PEDRAS PRECIOSAS CLANDESTINAS, da Atividade Lúdica KARINGANA - Tonomundo, conheceram... Há!! Nessa viagem contamos com a companhia dos alunos da E.M. ERNESTINA RODRIGUES, Belém - PA. Vejamos o Diário de Bordo da equipe:Diário de Bordo da Viagem aos Países Lusofônicos
Usando a imaginação e as informações coletadas vamos iniciar a nossa viagem, apertem os cintos soltem as emoções e vamos láaaaaaaaaaaa....
Marcamos para iniciar a viagem 05/12/08, as 4:30h. O Super Clan estava estacionado no Museu Paraense Emilio Goeldi localizado na Avenida Magalhães Barata. Partimos para Cabo verde.
Sobrevoamos a capital – Praia, que é belíssima, olha só as imagens que nossa equipe registrou:
Chegamos ás 18:30h e o clima estava úmido, o Primeiro Ministro José Maria Neves nos recebeu com festas e um banquete divino.
Conhecemos um pouco da história local
O Primeiro Ministro nos possibilitou conhecer as danças, comidas, músicas e manifestações culturais. Fomos contemplados ainda com um show de Cesária Évora, que cantou um pouco pra gente.
Conhecemos novos gêneros musicais e de dança: a morna, funaná e a coladeira. Foi muito divertido todos tivemos que dançar e as meninas se saíram muito bem. No dia seguinte visitamos a ilha de Santo Antão, o Teatro Mindelact (Associaçãod e Teatro de Cabo Verde) – na ilha de São Vicente, ele nos levou até a casa do presidente.
Nós comemos um pouco de tudo durante esses dias que passamos por lá: caldo de peixe, batata doce frita, lagosta frita, bolinhos de mandioca com mel, pudim de queijo, bolo de banana, salada com lagosta á moda de cabo verde.
Experimentamos a cachupa rica (prato típico feito com vários tipos de carne) e a cachupa pobre (feita somente com peixe).
Mas gostamos mesmo da cocada, os meninos gostaram de comer o arroz pintado, moreia de cebolada, lagosta de amendoim, lagosta com mancarra (amendoim) e xerém tradicional.
Conhecemos um pouco da arte plástica e do artesanato de Cabo Verde.
Estávamos nos divertindo bastante, mas tínhamos que partir às 5:00h do dia seguinte, como despedida nos prepararam um banquete tradicional.
Passamos três noites maravilhosas nesse país.
Fonte de pesquisa: