15 de abril de 2009

I Seminário Tonomundo Fortaleza

Nos dias 15, 16 e 17 de abril, acontece na Secretaria Executiva Regional III, o I SEMINÁRIO TONOMUNDO FORTALEZA - POTENCIALIZANDO O TONOMUNDO NAS ESCOLAS.
A Escola Maria Odnilra estará participando desse momento apresentando a Atividade Lúdica "Berlindabracadabra", uma das diversas possibilidades de trabalho no Portal do Programa Tonomundo (www.tonomundo.com.br).
Nesse primeiro dia tivemos a oportunidade de conhecer o que algumas escolas vem desenvolvendo, a partir do processo de implementação do programa em 18 escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza.
Em breve estaremos divulgando as imagens desse momento.
(Salena Oliveira)

14 de abril de 2009

e-aconteceu!!!

Na Atividade Lúdica "Karingana" do Programa Tonomundo
Os alunos do 5º ano fizeram, em fevereiro/2009, uma viagem virtual para conhecer alguns países que falam a nossa língua e vejam só o que a equipe PEDRAS PRECIOSAS CLANDESTINAS, da Atividade Lúdica KARINGANA - Tonomundo, conheceram... Há!! Nessa viagem contamos com a companhia dos alunos da E.M. ERNESTINA RODRIGUES, Belém - PA.
Vejamos o Diário de Bordo da equipe:

Diário de Bordo da Viagem aos Países Lusofônicos

Usando a imaginação e as informações coletadas vamos iniciar a nossa viagem, apertem os cintos soltem as emoções e vamos láaaaaaaaaaaa....

Marcamos para iniciar a viagem 05/12/08, as 4:30h. O Super Clan estava estacionado no Museu Paraense Emilio Goeldi localizado na Avenida Magalhães Barata. Partimos para Cabo verde.

Sobrevoamos a capital – Praia, que é belíssima, olha só as imagens que nossa equipe registrou:



Chegamos ás 18:30h e o clima estava úmido, o Primeiro Ministro José Maria Neves nos recebeu com festas e um banquete divino.

Conhecemos um pouco da história local






O Primeiro Ministro nos possibilitou conhecer as danças, comidas, músicas e manifestações culturais. Fomos contemplados ainda com um show de Cesária Évora, que cantou um pouco pra gente.

Conhecemos novos gêneros musicais e de dança: a morna, funaná e a coladeira. Foi muito divertido todos tivemos que dançar e as meninas se saíram muito bem.

No dia seguinte visitamos a ilha de Santo Antão, o Teatro Mindelact (Associaçãod e Teatro de Cabo Verde) – na ilha de São Vicente, ele nos levou até a casa do presidente.



Nós comemos um pouco de tudo durante esses dias que passamos por lá: caldo de peixe, batata doce frita, lagosta frita, bolinhos de mandioca com mel, pudim de queijo, bolo de banana, salada com lagosta á moda de cabo verde.

Experimentamos a cachupa rica (prato típico feito com vários tipos de carne) e a cachupa pobre (feita somente com peixe).


Mas gostamos mesmo da cocada, os meninos gostaram de comer o arroz pintado, moreia de cebolada, lagosta de amendoim, lagosta com mancarra (amendoim) e xerém tradicional.

Conhecemos um pouco da arte plástica e do artesanato de Cabo Verde.







Estávamos nos divertindo bastante, mas tínhamos que partir às 5:00h do dia seguinte, como despedida nos prepararam um banquete tradicional.

Passamos três noites maravilhosas nesse país.

Fonte de pesquisa: