26 de junho de 2012

APRENDENDO BRINCANDO 2012.1

eslideREDE DE APRENDÊNCIA
  1. APRENDENDOBRINCANDO2012.1

    OBJETIVOS:
    - Estimular o(a) aluno(a) a aprender brincando, pois não há nada melhor para uma criança do que brincar, principalmente através da leitura de revistinhas em quadrinho, pois ela mesma poderá ler através de sua própria criação, ou seja, ela criará a sua própria historinha, tornando assim a leitura algo agradável, e depois fará as demais atividades dos outros conteúdos com muito prazer. As atividades são  coloridas e chamativas.

    FUNDAMENTAÇÃO TRANSDISCIPLINAR:
    • Através da criação e leitura da história em quadrinhos, o(a) aluno(a) usará a matemática (os números) de forma prazerosa. Na Geografia localizará lugares como uma rua, uma escola; tipos de vegetação. Na História descobrirá novas histórias ou histórias do passado ou do momento em que vivemos. Já na Ciências encontrará natureza como rios, árvores, florestas, rochas, montanhas. Português aprenderá a escrever corretamente as palavras.

    PÚBLICO-ALVO: Destinado a todos que querem fazer da leitura uma aprendizagem prazerosa.

    AMBIENTE VIRTUAL (Rede Social blog aprendendobrincando2012.1 através do blog " e-acontece.blogspot.com"

    ATIVIDADES ONLINE:
    e das outras atividades através do  site

    CRONOGRAMA

    Data da criação do blog: 23 de junho de 2012.

    Apresentação do blog no Curso Redes Sociais Dia 31/08/2012.

    Divulgação deste blog:

    - EMEIF Maria Odnilra Cruz Moreira: 02/08 a 10/08/2012.  Professor Hirã.

    - EMEIF São Rafael: 02/08 a 10/08/2012.  Professor Tereza.  

     - EMEIF Nossa Senhora Aparecida: 02/08 a 10/08/2012.  Professora Tereza.  

    - EMEIF:  02/08 a 10/08/2012.  Professora Najela. 

    METODOLOGIA

    Através do site http://luzdosaberpaic.seduc.ce.gov.br/ entrará só site luz do saber infantil
    Clica na parte de cima ACESSAR AGORA;
    OUÇA A VOZ DO COMPUTADOR
    E COLOQUE O SEU NOME NO LUGAR INDICADO
    APARECE OUTRA TELA COMO: LER, …. E CLICA EM ESCREVER
    CLICA EM GIBI
    CLICA EM QUALQUER TELA
    CLICA EM CENÁRIOS (O ALUNO MESMO ESCOLHE OS CENÁRIOS QUE QUISER)
    CLICA PESSOAS (O ALUNO MESMO ESCOLHE AS PESSOAS QUE QUISER)
    CLICA OBJETOS, BALÕES E CRIA A SUA PRÓPRIA HISTORINHA EM QUADRINHOS.
    Através do site www.atividadeseducativas.com.br   Clica no conteúdo desejado por exemplo geografia.
    Observe o mapa do Brasil e clique no nome do estado em destaque.

    www.atividadeseducativas.com.br
    Matemática:
    por exemplo
    Clique no botão verde para contar a quantidade de objetos que estão no quadrado.
    ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E DINAMIZAÇÃO DA REDE.
    A orientação do(a) Professor(a) é conduzir, apoiar, propor desafios, e envolver a participação da criança em diferentes atividades. 

    AVALIAÇÃO
    O(A) Professor(a) avaliará o(a) aluno(a) através da conclusão da atividade feita e também aqueles ou aquelas que entrarem neste blog podem dar suas sugestões e comentários.
Responsável: Hirã, Tereza e Najla.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: SALENA OLIVEIRA.

OBSERVAÇÃO: CASO VOCÊ QUE ESTEJA VENDO ESTE BLOG DO APRENDENDOBRINCANDO2012.1 QUEIRA FAZER ALGÚM COMENTÁRIO OU ACRESCENTAR ALGÚM SITE OU OPINIÃO, SIGA ESTES PASSOS:

1- VÁ PARA O FINAL DESTE BLOG;
2- CLIQUE EM COMENTÁRIO;
3- ABRIRÁ AUTOMATICAMENTE UMA PÁGINA BLOGGER;
4- NA PARTE DE BAIXO DESTA PÁGINA TEM 4 ALTERNATIVAS;
5-  CLIQUE EM ANÔNIMO;
6-  VOLTE PARA A PARTE COMENTÁRIO;
7- DIGITE SEU COMENTÁRIO;
8- APÓS CONCLUIR SEU COMENTÁIO DIGITE SEU NOME;
9- VÁ PARA O FINAL DA PÁGINA E CLIQUE EM PUBLICAR COMENTÁRIO;
10- RAPIDAMENTE APARECERÁ O SEU COMENTÁRIO.

22 de junho de 2012

Centenário Luiz Gonzaga

BIOGRAFIA

--> -->
LUIZ GONZAGA
-->
Luiz Gonsaga do nascimento era filho de Januário José Santos, lavrador e sanfoneiro, e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. Desde criança se interesso pela sanfona de oito baixos do pai, a quem ajudava tocando zabunba e cantando em festas religiosas, feiras e forrós.
Saiu de casaem 1930 para servir ao exército como voluntário, mas já era conhecido como safoneiro. Viajou pelo Brasil como corneteiro e de vez em quando se apresentava em festas, tocando sanfona. Deu baixa em 1939 e foi morar no Rio de Janeiro, levando sua primeira sanfonanova.
Passou a tocar nos mangues, nos cais, em bares, nos cabarés da lapa, alem de se apresentar nas ruas, passando o chapéu para recolher dinheiro. Começou a participar de programas de calouros,inicialmente sem êxitos, até que, no programa Ary Barroso, na rádio nacional, solou uma música sua ''Vira e Mexe'', e ficou em primeiro lugar.
Postado por: Leudo (6º ano C – Tarde)



















--> -->
A partir de então,começou a participar de vários programas radiofônicos , inclusive gravando discos,como sanfoneiro,para outros artistas ,até ser convidado para gravar como solista , em 1941 prosseguiu fazendo programas de rádio , que estavam no auge e linha artistas contratados. Trabalho na radio nacional, passou a seve vestir como vaqueiro nordestino e começou a a parceria com miguel lima, que colocou letra em ”vira e mexe “ transformando-a em “chamego” com bastante sucesso .nessa época, recebeu de paulo Gracindo o pelido de lua.
Sua parceria com miguel lima decolou e varias músicas fizeram sucesso: "Dança Mariquinha" e
“cortando plano”,”Penerô Xerém”e”dezessete e setecentos “dança”gravadas pelo sanfoneiro e,também cantor ,Luiz lua Gonzaga . no mesmo ano, tornou-se parceiro do cearense Humberto Teixeira c om quem sedimentou o ritmo do baião, com músicas que tematizavam a cultura e os costumes nordestinos. Seus sucessos eram quase anuais; ´´Baião`` e ´´Meu Pé de Serra`` (1946), ´´Asa Branca``(1947), ´´Juazeiro`` e ´´Mangaratiba``(1948) e ´´Paraíba`` e ´´Baião de Dois`` (1950).

Postado por: kayo (6ºano D tarde) 















-->
Em1945, assumiu a Paternidade de Gonzaguinha, seu filho com a cantora e dançarina Odaléia. E,em 1948, casou-se com Helena das Neves. Dois anos depois, conheceu Zé Dantas, seu novo parceiro,pois Teixeira cumprio mandato de deputado estadual, afastando-se da música. Já em 1590, fizeram sucesso com ´´cintura Fina`` e ´´A Volta da Asa Branca``. Nessa década, a música nordestina viveu sua fase áurea e Luiz Gonzaga virou o Rei do Baião.
Outros ritmos, como a bossa-nova, subiram ao palco, e o Rei do Baião voltou a fazer shows pelo interior, sem perde a popularidade. Zé Dantas faleceu em 1962 e o rei fez Parcerias com Hervé Cordovil, João Silva e outros.´´Triste Partida`` (1964). de patativa do Assaré , foi também um grandesucesso.
Postado por: Italo (6º ano B Tarde) 













-->
Durante os anos 70, fez shows no teatro municipal, de são paulo e no Tereza raquel, do rio de janeiro. Nos anos 80, sua Carreira tomou novo impulso. Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento etc. Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo opais com “A Vida de Viajante”, passando a ser chamado de Gonzagão. Em 84, recebeu o primeiro disco de ouro com “Danado de bom”. Por esta época apresentou se duas vezes na Europa; e começaram a surgir os livros sobre o homem simples e, por vezes, até ingênuo, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções.
Postado por: Ruberlandio Junior (6 ano D Tarde)
 
   




11 de junho de 2012

O respeito

O respeito é ser bom com os outro que vive no nosso planeta e respeitar os mais velhos como: pessoas de idade, meus familiares, com quem mora com a gente dentro da nossa casa, com nosso pais e pessoas que maram perto da gente. Temos que respeitar pessoas deficientes, com pessoas de cadeiras de rodas...
(Postado por: Jhadi Gomes – 5º B manhã)

Valor do mês de junho: Respeito


Significado de Respeito

s.m. Ação ou efeito de respeitar.
Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência, consideração ou reverência: respeito filial.
Obediência, acatamento ou submissão: respeito às leis.
Maneira pela qual é tratado um assunto, ponto-de-vista.
Que ocasiona alguma coisa, motivo, razão.
Sensação de medo, apreensão.
s.m.pl. Homenagens, cumprimentos: apresentar seus respeitos.
Dizer respeito a, pertencer ou referir-se a, ter relação com: tudo isto diz respeito a um fato de suma importância.
loc. prep. A respeito de ou com respeito a ou respeito a, relativamente a, no tocante a, com referência a.


"O respeito para mim é um sentimento de obidiencia".
(Postado por: Vitoria Lima - 5º B manhã)

6 de junho de 2012

Passeio na FANOR

Eu fui pro passeio da FANOR, lá teve brincadeiras, uma brincadeira que eu achei muito legal foi a bandeirante. Eram duas equipes e tinha que tentar pegar a bandeira da equipe oposta do outro lado da quadra. Os participantes tinham que bloquear a passagem do adiversário, paar não alcançar a bandeira. No final de todas as brincadeiras houve empate das equipes. Então o premio (uma caixa de chocolate) foi dividido entre as equipes. E depois nos fomos comer, o lanche foi salgadinhos, bolo, brigadeiro, cachorro quente, mini-pizza e refrigerante, também ganhamos sacola com
bombons, depois participamos de um sorteio e fomos embora.
(Postado por: Renata da Silva – 5 º B manhã)


Visita a FANOR

A visita a FANOR foi muito legal, teve brincadeiras, sorteios e o lanche era salgados, bolo, mini pizza, refrigerantes estava uma delicia. A minha brincadeira preferida foi bandeirante a nossa equipe ficou empatada com a outra equipe e ai a gente dividiu o prêmio.
(Postado por:Antonio Gabriel de Oliveira – 5° B manhã)

1 de junho de 2012

Paz - Valor mês de maio


Educação para a Paz: uma proposta pedagógica para a não violência, de Luiz Claudio Borin
Na minha prática educativa, percebo que uma das maiores problemáticas ocorre em torno da questão da agressividade, sendo esta intimamente ligada à violência social, que em grande parte, é perpassada pelos Meios de Comunicação Social , principalmente a televisão. Desta forma, surge a importância de se trabalhar com os alunos de sétima série do Ensino Fundamental este assunto, a fim de construir uma prática pedagógica que promova uma mentalidade da cultura da não-violência.
Hoje, o ser humano torna-se cada vez mais "individualista", com efeito, precisa-se, com urgência, torná-lo mais justo e em contrapartida, mais pacífico. Considerando a "Paz" como uma questão cultural, a escola possui um papel fundamental na construção dessa evidencia, assim como a violência que é perpassada de maneira clara e até mesmo "camuflada" pelos.”


 
(Postado por: Leonardo de Sousa – ex-aluno - idade 12 anos. Muito obrigado por ter lido.)