31 de janeiro de 2013

Carnaval


O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Nessa época recebemos muitos turistas em nosso país, muitos participam dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, outros preferem as micaretas e bailes como: acompanhar os trios elétricos da Bahia, dançar o Frevo, em Olinda (Recife), sem falar na diversão, aconteci muita brincadeiras de goma. Há muitos carnavalescos no litoral nordestino, as praias ficam lotadas e tem muita animação com os blocos carnavalescos.
Aqui no Brasil algumas pessoas viajam para os lugares muito mais animados e outras pessoas preferem lugares mais calmos, por que muitas pessoas não gostam da folia.
O carnaval de 2013 já está em todo vapor, aqui em Fortaleza a galera já começam a se prepararem logo após o Reveillon, com os pré carnavais, que acontecem todos os finais de semana que antecedem o Carnaval, são mais de 100 blocos desfilando na capital cearense, eles percorrem as ruas da praia de Iracema, terminando a apresentação em cima do palco, são esperado 980 mil turistas em Fortaleza até o carnaval. Dentre eles estão os blocos: Baqueta, Unidos da Cachorra Blocos Cheiro, Bons Amigos, Bloco Num Ispaia Sinão Ienche, Bloco Camaleões da Vila, Bloco Luxo da Aldeia... Com essa turma é só diversão.
Vem você também se divertir na capital do Ceará!!!!
Fonte: www.vemprafortaleza.com.br

Fonte: g1.globo.com

Fonte: www.vemprafortaleza.com.br



Postado por: Jhadi 5 ano A, manhã



Escolas de Samba

No Brasil existe varias escolas de samba falaremos sobre as escolas de samba de Fortaleza uma cidade com um carnaval dos mais populares do Brasil junto com São Paulo e Rio de Janeiro umas cidades maravilhosas


Escolas de Samba de Fortaleza:
  • Corte do Samba
A escola de samba Corte do Samba foi fundada em 1970 em Fortaleza ,Ceará . Há 13 anos a escola participa dos carnavais de rua de Fortaleza. (fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Corte_do_Samba)

  • Girassol de Iracema
A Girassol de Iracema escola foi fundada em 18 de abril de 2008, desfila nas ruas da capital cearense há 4 anos.
  • Associação Cultural Imperadores da Parquelândia
A Associação Cultural Imperadores da Parquelândia foi fundada em 31 de julho de 1974, há 38 anos.
  • Império Ideal
    A escola de samba Império Ideal foi fundada em 1949, desfila a 63 anos.
Desfilou em todos os carnavais de rua da cidade e já ganhou mais de dez premiações. Em 2001, foi vice-campeã.
  • Mocidade Independente da Bela Vista
    A escola de samba Mocidade Independente da Bela Vista foi fundada em 01 de maio de 2001. Desfila a 11 anos.
Em 2011, tornou-se pela primeira vez campeã do Carnaval da cidade, derrotanto a Unidos do Acaracuzinho por uma pequena diferença.
  • Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho
A escola Unidos do Acaracuzinho foi fundada em 1984.
A Unidos do Acaracuzinho, já ganhou o título do carnaval de Fortaleza onze vezes.
No Carnaval de 2010, a escola, considerada uma das mais tradicionais do Carnaval de Fortaleza, foi derrotada, pela primeira vez para a Unidos do Pajeú. No ano seguinte, foi novamente vice campeã, perdendo por um ponto para a Mocidade da Bela Vista.
  • Unidos do Pajeú
A escola Unidos do Pajeú, foi fundada em 23 de setembro de 1973, há 39 anos desfilando nas ruas da capital cearense.
Depois de 26 anos sem desfilar na avenida de fortaleza a Unidos do Pajeú voltou em 2010, sendo campeã.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_escolas_de_samba_do_Brasil
Postado por: João Victor 5 ano A, manhã.
 


Falando sobre o Frevo

Frevo em Olinda (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo)


Em 2012 o Frevo, foi eleito pela UNESCO Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em cerimônia realizada em Paris (França).
Vamos conhecer um pouco o FREVO:
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira, com origens no estado de Pernambuco.
  • A origem da palavra Frevo:
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
Surgido na cidade do recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado.
Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.
  • Dança
Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.
Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.
A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso. O frevo possui mais de 120 passos
  • Instrumento e letra

De instrumental, o gênero ganhou letra no frevo-canção e saiu do âmbito pernambucano para tomar o resto do Brasil. Basta dizer que O teu cabelo não nega, de 1932, considerada a composição que fixou o estilo da marchinha carnavalesca carioca, é uma adaptação do compositor Lamartine Babo do frevo Mulata, dos pernambucanos Irmãos Valença.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo)

Postado por: Davi Souza, 5 A,manhã.