29 de novembro de 2012

COMIDAS REGIONAIS



O TEMA DO SEGUNDO ANO FALA SOBRE ALGUMAS COMIDAS REGIONAIS: COCADA E PAÇOCA
A professora do segundo ano falou que escolheu a paçoca e a cocada e uma comida típica do Ceará.
A cocada:
Um cearense que não tinha o que comer só coqueiros no fundo de casa, resolveu cozinhar um coco para ver se ficava gostoso só que nesse meio tempo ele achou assim meio sem graça ao invés de colocar sal ele derramou açúcar na panela e ficou lá mexendo quando percebeu o açúcar já tinha derretido e estava todo grudado no coco, então ele resolveu deixar esfriar para jogar fora mais a curiosidade misturada com a fome resolve provar para ver se ficou bom e estava deliciosa foi assim que nasceu a cocada.
É originária da África, trazida pelos nossos negros na época da escravidão. Enquanto os senhores de engenhos se deliciam de doces, até mesmo os importados. Nossos negros tinha como uma fruta muito conhecida o "coco", ralado e misturado com açúcar caramelizado. Deu-se como resultado positivo essa cocada que hoje acrescentada com outros ingredientes, surge novos sabores. Parabéns para o nosso povo, deixar essa culinária em nossas vidas. Que hoje em dia é muito utilizada na Bahia.
A Paçoca é uma comida de origem indígena feita a base de farinha de mandioca e carne seca. No Nordeste do Brasil a paçoca é um prato típico e muito degustado durante os festejos juninos. Em Minas Gerais existe um evento anual chamado Festa Nacional da Paçoca em Bonito de Minas que festeja a paçoca tradicional feita de carne bovina e em São Paulo, na cidade de Pilar do Sul existe o Festival da Paçoca. No Paraná a paçoca faz parte da tradição culinária.
Paçoca de amendoim (do tupipoçoc, "esmigalhar") é um doce tradicional brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, típico da comida caipira do estado de São Paulo.
É tradicionalmente preparada no Brasil para consumo nas festividades da Semana Santa e festas juninas. O preparo da paçoca para a Semana Santa, vai além da culinária em si, é um ritual cristão de valorização do amor e da harmonia em família. Há também as paçocas industrializadas que são vendidas e consumidas o ano inteiro. Entre estas, existem as chamadas paçoquinhas de amendoim tipo rolha, que são vendidas com a forma cilíndrica das rolhas...
Paçoca de amendoim é um doce típico em festa junina. A receita é fácil de fazer e fica deliciosa!
Receita de paçoca

½ kg de amendoim torrado, sem casca e sem pele
1 xícara de chá de farinha de milho
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de café de sal
Modo de Preparo:
Misture aos poucos todos os ingredientes no liquidificador e bata até triturar e ficar bem fininho.
Coloque em forminhas de paçoca ou em canudos de papel.
Aperte bem para que fique compacto.
Receita de cocada
  • 400 g de coco fresco ralado, grosso
  • 2 ½ xícaras (chá) de açúcar
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ¼ xícara (chá) de leite condensado óleo, o quanto baste para untar
Modo de preparo
Coloque o amendoim no processador. Mas cuidado para não ficar uma farinha muito fina. Retire e adicione todos os ingredientes. Prove e ajuste: você pode preferir maior quantidade de um ingrediente que o outro.
Editado por: Gabriel 5 ano B
 

 

Nenhum comentário: