2 de julho de 2008

Sob pressão, Federer inicia defesa do penta para superar Borg

Do UOL Esporte

Em São Paulo


Número 1 do ranking mundial, o suíço Roger Federer vive seu momento de maior pressão em Wimbledon. Ele defenderá o título conquistado nas cinco edições passadas, mas encontrará adversários que nunca estiveram tão bem preparados para jogar na grama do All-England Club.

O principal rival do suíço é Rafael Nadal. Atual tetracampeão de Roland Garros, o espanhol foi vice em Wimbledon em 2006 e 2007, mas, dessa vez, entrará em quadra embalado pelo título conquistado em Queen's, há uma semana, despachando tenistas como Andy Roddick (semifinal) e Novak Djokovic (final).

No ano passado, Nadal deu muito trabalho ao número 1 do mundo e só foi derrotado no quinto set. Como vem em evolução quando atua em superfícies rápidas, o espanhol é o principal desafio de Federer, que está atrás de seu 13º título de Grand Slam.


Além de ter adversários que podem complicá-lo, Federer, que acabou de conquistar o quinto título seguido em Halle e está invicto há 59 jogos na grama, se vê na obrigação de conquistar o título para não ficar para trás na Corrida dos Campeões. Atualmente, ele tem 210 pontos de desvantagem para Nadal e está 97 atrás de Djokovic.

Djokovic é outro tenista que pode atrapalhar o caminho de Federer. Campeão do Aberto da Austrália, batendo o suíço na semifinal, o sérvio, número 3 do mundo, tem bons desempenhos em quadras rápidas e chega a Londres motivado por mais uma chance de assumir o segundo lugar no ranking mundial.

Caso Federer consiga superar esses obstáculos e leve o troféu, vai superar a marca de cinco títulos consecutivos do lendário sueco Bjorn Borg, entre 1976 e 1980. Além disso, encostará de vez no norte-americano Pete Sampras, que é o maior vencedor na era profissional, com sete troféus (entre 1993 e 96 e entre 98 e 2000).

O primeiro adversário do suíço é o eslovaco Dominik Hrbaty, que já foi 12º no ranking, mas que atualmente é apenas o número 272 por ter ficado quase sete meses sem atuar.

Na seqüência, Federer pode se confrontar com o sueco Robin Soderling, dono de um forte saque, e com o francês Gael Monfils, que foi derrotado pelo suíço na semi de Roland Garros. No caminho até a decisão, o número 1 do mundo ainda poderia encontrar o australiano Lleyton Hewitt, o espanhol David Ferrer e Djokovic.

Nadal também encontrará dificuldade em sua trajetória. Depois de pegar o alemão Andreas Beck na estréia, ele pode encontrar o letão Ernest Gulbis ou o norte-americano John Isner, duas jovens revelações e que contam com fortes saques.

Na seqüência do torneio, outros adversários em potencial de Nadal são o alemão Nicolas Kiefer, o tcheco Radek Stepanek, o britânico Andy Murray e o francês Richard Gasquet. Em uma hipotética semifinal, o espanhol poderia encarar Roddick ou o russo Nikolay Davydenko.

(Fonte:http://esporte.uol.com.br/tenis/ultimas/2008/06/22/ult4364u2515.jhtm)

Nenhum comentário: