Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Odnilra Cruz Moreira
SER II - Fortaleza - Ceará - Brasil
16 de dezembro de 2009
30 de novembro de 2009
Bairro - Minha Comunidade
O 4º ano C, do turno da manhã trabalhou com o "MEU BAIRRO - MINHA COMUNIDADE".
Os alunos da manhã apresentaram maquetes sobre: o comércio, as casas, a bica, a lagoa, a iluminação, o campo, o Parque do Cocó, a escola e a creche.
Eles explicavam como tudo foi surgindo na sua comunidade, falaram das transformações que ocorreram com a chegada dos moradores no conjunto novo, e as lutas para a melhoria dos serviços básicos.
Os moradores do conjunto vieram de diferentes bairros da cidade. Foi muito interessante pois alguns alunos não conheciam o que tinham no conjunto e cada lugar que foi representado através das maquetes tinham a história, que foi contada pelos próprios moradores, ou vivenciadas por alguns deles que estão no conjunto desde a sua inauguração.
(Texto: Marley e Lilian – Fotos escolhidas por Saulo - 4º C Manhã)
Chocolate
O 3º ano A, Tarde, apresentaram o “Chocolate”, nessa sala o visitante aprendeu sobre: de onde vem o chocolate, curiosidades do chocolate e o que podemos fazer com o chocolate, e teve também degustação de frutas com cobertura de chocolate e do chocolate em barra.
Os alunos não queriam sair da sala, gostaram muita da receita das frutas com chocolate e de conhecerem o processo de fabricação do chocolate.
Os alunos que estavam apresentando gostaram de explicar para os visitantes todo o processo de fabricação e de servir o produto para as crianças que visatavam as sala, que queriam sempre repetir.
fotos escolhidas pela aluna Thayná, 4º C, manhã.
Sensações
As turmas do 2º ano da tarde apresentaram a “Sala das Sensações” onde os visitantes tivera, a oportunidade de experimentar as sensações a partir de materiais que foram espalhados por toda a sala.
Essa foi umas das salas onde os alunos, pais, professores e visitantes em geral tiveram maior curiosidade.
Nessa sala só podia entrar de olhos vendados e todos ficaram curiosos para saber o que tinha lá dentro, foi FANTÁSTICO.
A participação dos alunos, apesar de serem menores, foi incrível, pois todo o material exposto na sala foi trazido por eles.
O visitante pode sentir através do tato uma diversidade de sensações que eram percebidas ao toque das mãos e dos pés, e todos queriam adivinhar qual era o material. O paladar também foi muito interessante, pois tinha o: doce, salgado, amargo... No olfato foi possível sentir vários cheiros: perfume, sabão, talco... A audição foi trabalhada a partir do barulho que alguns materiais faziam (como latas...), o som do ambiente (uma fonte de água) e música para relaxamento. A visão foi explorada ao tirar a venda, pois a sala tinha ficado muito linda.
Os alunos gostaram muito e queriam repetir a visita.
(Vanessa e Ana Kelly – 4º ano C Manhã)
Cores
Atuma dos 2º anos, da manhã, apresentaram “As cores, na nossa vida e as cores dos alimentos na nossa vida”.
Realizaram experimentos e experiencias com alimentos e mistura de cores, também foi exibido um filme sobre a composição das cores.
Após a feira os alunos aprenderam a usar as cores e multiplicar as tonalidades para as pinturas. E gostaram de saber que os alimentos também apresentam cores que representam os valores nutritivos para a nossa saúde.
(Bianca - 4º ano C Manhã)
19 de novembro de 2009
FEIRA CULTURAL
Teremos também show de hip hop e dramatizações.
Esperamos vocês aqui!!!
2º ano C - manhã e tarde - com a mão na massa
Confira as fotos.
RECEITA DE BOLO FOFO
IGREDIENTES: 250g de margarina - 3 xíc. de açúcar - 5 ovos - 3 xíc. de farinha de trigo com fermento - 1 caixa de creme de leite.
MODO DE PREPARO: Mistura tudo na sequência.
Coloca numa assadeira redonda e leva ao forno médio por 45 minutos.
Bom apetite!!!!!
16 de novembro de 2009
Rádio Escola
http://www.seguraessaonda.org.br/noticia.php?codigo=49
Confiram também o primeiro programa que a equipe da escola Maria Odnilra gravou em uma dessas oficinas.
http://www.seguraessaonda.org.br/producao.php?codigo=20
13 de novembro de 2009
Concurso Segundo Tempo
Frase
(Henrique Jorge)
Desenho
(Victor Peixoto)
Confira a entrega do prêmio de um dos ganhadores do concurso.
(Victor Peixoto e Crisitna Abreu)
(Sandra Sisnando - Vice diretora, Marta Marinho - Coordenadora do Segundo tempo, Victor Peixoto - ex-aluno, e Cristina Abreu - Diretora)
(Publicado por: Carlos Henrique - 4º ano B tarde)
Atividades do 2º ano
29 de outubro de 2009
EMEIF MARIA ODNILRA
A Associação Educacional, Cultural e Social dos Moradores da Cidade 2000, foi fundada no dia 22 de setembro de 1993, tendo sido publicada no Diário Oficial em julho de 1993. No ato da fundação realizado em assembléia, foi escolhida a diretoria para o mandado de dois anos, tendo como presidente Mário Hélio Portela Reinaldo; vice-presidente Wilson Gomes de Oliveira; secretária Maria Margarida Matos; subsecretária Maria Cristina Barros Barreto; 1º tesoureiro Tadeu Veras Mendonça; 2º tesoureiro Jesuíta Maria Mihaluc Leitão.
A Associação possui quatro núcleos, a saber: 1º Núcleo Educacional com o nome fantasia Condomínio Escolar 2000; 2º Núcleo Esportivo tendo nome de fantasia Liga de futebol society da Cidade 2000; 3º Núcleo Cultural Poeta Doutor José Maria de Barros Pinho; 4º Núcleo Social com o nome de Grupo Assistencial aos Carentes Doismilenses.
Em novembro, foi criada uma escola com sede à Rua Nogueira Paz, 220 e registrada na secretaria. Esse era o maior objetivo da Associação, pois as altas taxas das mensalidades escolares levaram o grupo de pais e amigos da Associação a desejar uma escola de qualidade para seus filhos, sem fins lucrativos. Foi por isso que alugaram o imóvel acima citado, com aluguel e salários dos funcionários e professores pagos pela diretoria da Associação durante dois anos.
Após esse período conseguiram um convênio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, uma co-gestão que durou três anos. As dificuldades aumentaram e a então diretoria viu-se obrigada a procurar uma parceria na comunidade, pois não desejava que a escola acabasse. Conversaram então com José Vitorino da Hora, que coordenava a escola Lídia Bezerra no período noturno e um pequeno posto de saúde. Neste prédio sobravam três salas que foram cedidas para a Associação no período diurno. Esse prédio localiza-se à Quadra 13, Alameda das Tulipas, 391. O prédio passou então a abrigar o Condomínio Escolar 2000 e a Escola Lídia Bezerra, no período noturno.
No ano de 2002, a escola cresceu em número de alunos e não podia abrigar mais que cento e oitenta crianças matriculadas.
Foi realizada uma pesquisa para se saber a quantidade de crianças que procurava escola. A Secretaria constatou que 120 crianças estavam à espera para realizar matrícula Foi então que a diretora da escola Senhora Aglaís cedeu o espaço de sua escolinha no período da tarde passando, assim, a ser um anexo da Escola João de Moura.
Em 2003, fomos obrigadas a alugar um espaço maior para abrigar os alunos do Condomínio Escolar 2000(anexo Maria Gondim), do anexo João de Moura e da escola Lídia Bezerra. Por isso a Prefeitura de Fortaleza alugou um prédio situado à Rua Zuca Acioly, 500, na Cidade 2000, onde funcionou em caráter provisório.
Em virtude da demanda ter aumentado significativamente, a prefeitura construiu uma escola patrimonial com o nome de Escola Municipal Profª. Maria Odnilra Cruz Moreira situada à Rua Adenanteras, 800, a qual abrigará todos os novos alunos, como também atende a clientela da Cidade 2000 e toda adjacência.
Maria Odnilra Cruz Moreira, nasceu no dia 15 de setembro de 1922, em Juazeiro do Norte – CE. Aos 11 anos de idade teve que sobreviver à orfandade, juntamente com seus três irmãos: Maria Estela Cruz, José Wagner Cruz e Francisco Beetowen. Odnilra e sua irmã Estela vieram estudar na ESCOLA NORMAL RURAL DO LIMOEIRO DO NORTE e diplomou-se como professora primária. Teve cinco filhos, ficou viúva aos 42 anos. Com seu diploma de professora recorreu às autoridades educacionais, pedindo emprego para si e para sua filha Alanir. Trabalhou na rede estadual e municipal de ensino, exerceu os cargos de professora e vice-diretora. Faleceu em 07 de abril de 2001.
28 de outubro de 2009
Vejam o que acontece na nossa horta!
Os alunos e professores(as)iniciam o cultivo de: alho, alfavaca, cebolinha, hortelã, capim santo e tomate.
Cuidam também do pomar, em breve teremos bananeira, cajueiro, goiabeira, pitombeira, mangueira. Hoje, já colhem frutas como maracujá e mamão.
23 de outubro de 2009
Produção de texto
Meu braço é pequeno porque eu sou pequeno demais.
Eu amo minha professora porque ela gosta de mim.
Silvestre (2º ano A - tarde)
9 de outubro de 2009
8 de outubro de 2009
Orçamento Participativo
Desde 2005, os fortalezenses têm espaço para dizer e votar no que acreditam ser o melhor para Fortaleza.
Nas assembléias do orçamento Participativo (OP), a população diz como deve ser gasto o dinheiro da prefeitura e vota nas propostas de obras e serviços a serem realizados na cidade.
Em quatro anos: melhorias nas escolas, cursos profissionalizantes, reforma de praças, postos de saúde no terceiro turno, atividades esportivas e muitas outras conquistas. Mas também muitos desafios. Por isso, em 2009, o OP será diferente.
É hora de prestar contas!
Serão realizadas atividades em todas as regionais e também assembleias específicas com seis segmentos sociais e crianças a adolescentes.
Nas assembléias do OP 2009, você vai saber como está o andamento das obras e os serviços aprovados no OP.
Organize a sua comunidade, convide amigos, parentes e compareça às atividades do Orçamento Participativo (OP).
Dia 20 de outubro a assembléia será realizada na EMEIF Maria Odnilra, com a participação dos seguintes bairros: Cocó, Cidade 2000, Papicu, Dunas
A sua participação está contribuindo para fazer Fortaleza uma cidade ainda melhor.
Fone para contato: 32161880 / 88026216.
6 de outubro de 2009
Talentos do Odnilra
21 de agosto de 2009
Gripe A, H1N1
Gripe suína no Ceará
Veja a atitude dos alunos: lavar as mãos é um dos cuidados básicos.
Confira as fotos abaixo.
Estudantes
Teve também bingo para homenagear aqueles que são PAIS e um belo café, oferecido pelas professoras da EJA. Confira esse momento.
Comemorações
11 de agosto de 2009
10 de agosto de 2009
Como nasceu o dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Fonte:http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/estudante.htm
9 de agosto de 2009
Mensagem aos pais
(Pitaco)
"Crescemos como pais quando reconhecemos que nossos filhos têm sentimentos e necessidades diferentes dos nossos e, mesmo assim, os atendemos sem esperar nada em troca."
(Howard Kogan)
"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai."
(Sigmund Freud)
Dia dos Pais
Nos Estados Unidos, Sonora Smart resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart. A data escolhida para a comemoração foi a de seu aniversário: 5 de junho. O interesse por ela difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e daí se tornou uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de junho.
Aqui no Brasil, a festa começou a ser comemorada em 1953. O jornal O Globo difundiu a data visando atrair anunciantes do comércio. Dois anos depois os jornais da Empresa Folha da Manhã se uniram a TV Record, a Rádio Panamericana (hoje Jovem Pan) e a Rádio São Paulo para festejar a data pela primeira vez em São Paulo. Para tal, organizaram um concurso para eleger os pais mais jovem, mais idoso e com maior número de filhos. Dos mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 crianças. A princípio, a celebração ocorria no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Depois foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Alguns países festejam o Dia dos Pais no dia 1º de maio. Nos países de língua inglesa, o Dia dos Pais é em junho. Na Itália, a data é comemorada no dia 19 de março, dia de São José, considerado pai por excelência na tradição católica.
(fonte: Guia dos curiosos)